Foto de Samuel Müller

Clube de Astronomia de Araranguá

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Snapchat - White Circle
Logo PFA.png

Minicursos de Astrofotografia Prática

Ministrado por Samuel Dias Müller

O cronograma do evento já está disponível no link abaixo. 

Cronograma do Minicurso


Objetivos Gerais:

Ensinar conceitos e técnicas de astrofotografia, mediante exposição teórica e atividades práticas, sendo estas últimas nas áreas de captura e processamento de imagens astronômicas.

Objetivos Específicos:
- Ensinar em aula teórica os principais conceitos em astrofotografia, apresentação dos materiais utilizados nesta atividade, tipos e técnicas de captura e processamento.
- Realizar atividades práticas de processamento astrofotográfico.

- Realizar atividade prática de captura de imagens de grande campo e de objetos de céu profundo.

Metodologia:
O projeto será realizado através das seguintes etapas:
- Exposição teórica do tema em sala, abordando os tópicos: Introdução, Escalas do céu, Equipamentos astrofotográficos, Métodos de fotografia com telescópio, Captura de imagens, Processamento.
- Atividade prática de astrofotografia planetária, mediante processamento de imagens concedidas pelo palestrante, utilizando-se dos programas AutoStakkert e RegistaX, devidamente instalados nos computadores do Instituto Federal de Educação.
- Atividade prática de astrofotografia de céu profundo, mediante processamento de imagens concedidas pelo palestrante, utilizando-se dos programas DeepSkyStacker e PixInsight LE, devidamente instalados nos computadores do IFSC Câmpus Araranguá.
- Atividade prática de captura de imagens, a ser realizada nas dependências no campus do IFSC, desde que propícias as condições climáticas. Para tanto, serão utilizadas as câmeras do laboratório fotográfico do IFSC, bem como aquelas trazidas pelos próprios alunos. Haverá ainda o sorteio de até dois alunos para que seja realizada a captura de imagens com acoplamento das câmeras na montagem computadorizada que será disponibilizada pelo palestrante.

Justificativa:

No primeiro semestre de 2017, ocorreu no Instituto Federal de Santa Catarina – Câmpus Araranguá (IFSC – Araranguá) um mini curso, intitulado da Fotografia à Astronomia. Desenvolvido e organizado por um professor e uma bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), junto ao Clube de Astronomia de Araranguá (CA²) o mini curso contou com participantes externos e internos à instituição. Após a realização do mini curso, a experiência foi apresentada no XX Simpósio
Catarinense de Astronomia, realizado na Universidade Federal de Santa Catarina, com fim de compartilhar as atividades e experiências promovidas pelo CA² com o restante da comunidade acadêmica e outros clubes e instituições astronômicas. O mini curso de Astrofotografia é fruto desse encontro, proposto por Samuel Müller, astrofotógrafo amador, durante uma troca de ideias após a
apresentação realizada, esse tem o objetivo de dar continuidade e aprimorar à ação que já vinha sendo desenvolvida no IFSC – Araranguá. O projeto em questão será promovido pelo Clube de Astronomia de Araranguá (CA²) do Instituto Federal de Santa Catarina – Câmpus Araranguá (IFSC –
Araranguá). Cabe ressaltar que o CA² já desenvolve projetos que buscam a divulgação, ação e extensão do IFSC – Araranguá e do próprio clube para a comunidade de Araranguá. Dentre eles estão: a participação em eventos astronômicos, Campeonato de Lançamento de Foguetes (CLF), palestras em escolas da região, observações astronômicas periódicas em escolas e na
própria instituição.

 

Público-Alvo:
Pessoas interessadas em aprender sobre registro de astros e céu profundo. Dispostas a desenvolver as atividades propostas pelo palestrante. Faixa etária acima de 14 anos.

 

Número de Pessoas:
Serão disponibilizadas 30 vagas para a participação no mini curso


Para se Inscrever Clique Aqui.

 

Está com dúvidas? Mande um e-mail para astronomiadeararangua@gmail.com

Como Chegar:

Clube de Astronomia de Araranguá