I Luau Astronômico (Março de 2013)

March 10, 2013

    O 1° Luau astronômico ocorreu na madrugada de sexta para sábado, dia 8/9 de março de 2013, Com a presença quase que total dos alunos da E.E.B. Castro Alves, sem contar com a presença do público em geral. As palestras e observações foram ministradas de forma diferente das aulas tradicionais. O público também puderam ver tudo que estudaram na escola, sendo executado na prática.

    Todas as atividades do Luau Astronômico ocorreram dentro do câmpus do IFSC-Araranguá, em seu pátio externo, auditório e na sede do Clube de Astronomia de Araranguá. Participaram do evento, além do público em geral convidado pelas redes sociais e impressa local, alunos das escolas parceiras do PIBID/IFSC, e os bolsistas como monitores das atividades. A edição de março/2013 teve como tema cometas, devido à passagem do cometa Panstarss. As atividades pesquisadas, desenvolvidas durante o Luau foram: (i) observações com cinco telescópios que incluíram a Lua, o cometa Panstarss, planetas e demais objetos celestes, (ii) elaboração, construção e explicação no dia da atividade para o público de três painéis luminosos que abordavam escalas do Universo, vida e morte das estrelas e a escala temporal do Universo, (iii) palestras sobre temas diversos como cometas, planetas, estrelas e espectroscopia e (iv) sessão de cinema intitulada ‘Cinema nas Estrelas’ que exibiu filmes que abordam temas ligados a Astronomia que eram seguidos de uma discussão (1° episódio do Cosmos, de Carl Sagan)

 

    Apesar das palestras serem ministradas ao longo da madrugada, teve uma aceitação favorável dos pais dos alunos, em autorizarem seus filhos a irem no evento, e também do público em geral que ali estavam presentes. Segundo a professora de ciências da escola Castro Alves, Samira Matos, afirma que os alunos gostaram da ideia do luau. “Este tipo de projeto é único, e vai ficar marcado na memória dos alunos” diz Samira.

    O luau foi agraciado pela equipe de jornalismo do Jornal Amorim e da ARTV, que foram ao evento conferir de pertinho a participação da população e dos alunos presentes.

   Entrevista na ARTV

http://www.artv.com.br/revista-no-ar/1640/1-luau-astronomico-e-promovido-em-ararangua.html

Reportagem em jornal

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=354628831320123&set=pb.235696873213320.-220752000

0.1378904862.&type=3&theate

Compartilhe
Please reload