IV Simpósio Catarinense de Astronomia

July 25, 2015

 

     Ocorreu nos dias 23 e 24 de julho deste ano, no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) campus de Araranguá-SC o IV SCA (Simpósio Catarinense de Astronomia) que contou com a presença de 120 inscritos pertecentes a várias instituições e associações de Santa Catarina e região voltadas ao estudo e divulgação de Astronomia. O evento é considerado por muitos como o mais importante na área de Astronomia no estado de Santa Catarina. 

     O SCA começou com base no evento realizado desde 2001 no município de Florianópolis-SC pertecente a Associação Brasileira de Planetários e organizado pelo Planetário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) . E também baseado no  1º Encontro Astronômico de Santa Catarina, realizado no ano de 2011 no município de Brusque-SC.

     A partir de então, desde o ano de 2012 realiza-se anualmente o Simpósio Catarinense de Astronomia. Sua primeira edição foi realizada nos dias 13 e 14 de julho no município de Florianópolis-SC. O II SCA foi promovido pelo município de Videira-SC nos dias 01 a 03 de agosto de 2013. Já o III Simpósio de Astronomia ocorreu nos dias 30 de julho a 01 de agosto de 2014.

     Em relação a realização do IV Simpósio Catarinense de Astronomia, realizado no IFSC-Araranguá, o evento foi organizado Clube de Astronomia de Araranguá (CA²), no qual são participantes alunos  do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física que são bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), como também professores e alunos egressos da instituição.

     O evento tem por objetivos a divulgação de projetos de pesquisa ou extensão realizados, bem como a troca de experiências por astrônomos profissionais ou amadores de Santa Catarina e região. Destacando-se nessa edição do evento como proposta principal o ensino de Astronomia voltada para alunos do Ensino Fundamental e Médio.

 

Para Acessar a página do evento Clique Aqui.

 

Compartilhe
Please reload